sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ingleses cobram do Brasil que evite extinção dos awás


Membros da tribo Awá-Guajá na floresta amazônica



Aprovada por 29 deputados de diferentes partidos, a resolução do parlamento britânico manifesta uma grande "preocupação" com a situação desta tribo.

Londres - Deputados britânicos apresentaram um projeto de resolução parlamentar para cobrar do governo brasileiro uma ação mais efetiva no combate ao desmatamento ilegal e na proteção da tribo Awá, tida como a mais ameaçada do mundo, informou nesta terça-feira a ONG Survival International, defensora das comunidades indígenas.

Aprovada por 29 deputados de diferentes partidos, a resolução do parlamento britânico manifesta uma grande "preocupação" com a situação desta tribo e também pede que o Brasil assuma medidas para impedir as "invasões" do território dos Awá e, por consequência, a extinção da tribo, acrescenta a Survival.

A tribo dos Awá, situada no estado do Maranhão, conta com menos de 460 índios, enquanto seu território está sendo destruído em um ritmo muito veloz, mais que o de qualquer outra tribo.

Segundo a nota de Survival, esta tribo é nômade e depende diretamente da floresta e seu equilíbrio para sua sobrevivência. A ONG defensora das comunidades indígenas também afirma que sua campanha foi bem aceita pelas autoridades brasileiras e que a Funai (Fundação Nacional do Índio) prometeu dar prioridade ao problema dos Awá.

Apesar desta promessa, a organização faz questão de ressaltar que milhares de madeireiros ilegais continuam operando na região.